Com certeza você já ouviu falar nas famosas Fashion Week que acontecem ao redor do mundo – inclusive no Brasil. Mas, se você não é super imerso no mundo da moda, provavelmente nunca parou para pensar quais são os objetivos e o impacto delas. Pois então, a gente te ajuda!

As semanas da moda, que acontecem pelo menos duas vezes ao ano, reúnem muitas grifes importantes nas cidades participantes, onde apresentam e desfilam suas novas coleções para a próxima temporada durante toda a semana. 

É comum que você seja impactado por essas Fashion Weeks, mesmo você não sabendo. São nelas que o mercado de roupas e afins se inspira para criar as peças que serão tendência nas próximas estações – até mesmo o fast fashion.

“Mas eu não vejo ninguém usando roupas daquele jeito ousado e diferentão”

É aí que a arte entra! O objetivo não é apenas ditar as tendências e ir embora desfilando. É mostrar a essência dos temas das coleções nos desfiles – e as grifes usam a arte para expressar isso. Cada uma das marcas costuma ter um tema que será trabalhado nos desfiles. Por isso as combinações são um pouco “too much” para nós não tão fashionistas assim.

E é claro, quanto mais relevante e artístico, melhor. É assim que as grifes conseguem espaços em revistas, com o público e em outros nichos da indústria de roupas que acabam copiando o estilo das coleções – como as famosas fast fashion, por exemplo. Assim, os desfiles viram assunto, as marcas ganham espaço, as vendas vão bem, a economia do país vai bem – um bom marketing, não? 

Então, podemos dizer que as Fashion Weeks também ajudam o mercado da moda a “se organizar” a partir do que foi apresentado nos desfiles, dando uma visão mais geral da próxima temporada. Mostrando o que será tendência pelos próximos meses, até que chegue a próxima semana de moda, diga o que mudará e assim por diante. Mas também envolve uma série de questões externas a esse mundo que impactam pessoas, a economia e os lugares como um todo.

O mundo da moda tem muito impacto, pois lida com uma coisa que todo mundo (literalmente) usa: roupas. Assim, tem um alcance extremamente importante e um impacto gigante não apenas nesse nicho de moda. Além disso, também é uma vitrine para o mundo todo, podendo ser usada para transmitir ideias, pensamentos e novos hábitos através das propostas apresentadas.

Fique ligada nas próximas semanas da moda, gaten, e veja como isso vai chegar até você!

 

20/09/2021
Mylena Freire