O círculo cromático e suas possíveis combinações

Combinar cores nem sempre é uma tarefa fácil, a gente sabe! Já se pegou olhando para o seu guarda-roupas e percebendo que era tudo neutro e quase sem nenhuma corzinha mais “chamativa”? Pois é, gaten, você não está sozinha! Mas estamos aqui para te dar um help e te mostrar que combinar cores pode ser mais fácil do que você imagina.

Claro, ninguém pode te dar a técnica e o conhecimento de uma consultoria de estilo, porém tem algumas coisinhas que podem favorecer suas combinações de maneira mais prática. Para isso, nós apresentamos o Círculo Cromático.

Basicamente, o Círculo Cromático é composto por 12 cores, sendo elas as primárias (azul, vermelho e amarelo), as secundárias (verde, laranja e roxo) e as terciárias (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado,  amarelo-esverdeado, azul-esverdeado e azul-arroxeado). 

Ok, mas o que eu faço com esse tanto de cor?

Esse círculo é usado em diversas áreas como na arte e na comunicação, por exemplo, para facilitar a combinação entre as cores. Na moda, nós também usamos ele e daí tiramos as famosas cores análogas, complementares, tríade, complementar dividido e retângulo. Então, agora que você já entendeu o que é e para que serve, bora entender um pouco sobre cada uma dessas combinações:

Cores Análogas

circulo-cromatico-cores-analogas

As cores análogas são as cores “vizinhas” no círculo cromático. Por serem as cores que estão uma ao lado da outra, elas têm o mesmo fundo de cor, então sua cor base é igual. Normalmente, as análogas trazem um ar de unidade e mais elegante para o look.

Cores Complementares

circulo-cromatico-cores-complementares

Diferente das análogas, as cores complementares são as cores opostas no círculo cromático. Por serem uma o extremo da outra, essencialmente são cores super diferentes, o que gera um ótimo contraste quando combinadas. A mistura das duas cores sempre vai dar cinza (só uma curiosidade!)

Cores Tríade

circulo-cromatico-cores-triade

O nome é meio diferentão, mas é mais fácil do que você imagina! Essa combinação é feita a partir de um triângulo equilátero (todos os lados iguais) no círculo cromático. Para ficar mais fácil, é só você escolher uma cor no círculo, pular três cores e essa será sua segunda cor, a partir dessa segunda cor, pule mais três cores e essa será sua terceira cor – e tá pronto o sorvetinho, digo, a tríade.

Essa é uma combinação para quem gosta de uma corzinha a mais no look. Além de harmônico, é super estiloso.

Cores Complementar Dividido ou Meio-complementar

circulo-cromatico-cores-complementar-dividido

E temos mais um triângulo por aqui! Para fazer sua combinação complementar dividido também é fácil, elas também são as vizinhas da direita e da esquerda da cor complementar.

Forma um triângulo isósceles (com dois lados iguais) no círculo cromático. 

Cores Retângulo

circulo-cromatico-cores-retangulo

Seguindo com as formas geométricas, é claro que a combinação retângulo forma um retângulo no círculo cromático. Para quem não é muito das cores, deve estar achando que é cor demais para um lookinho só, mas essa combinação é perfeita para ajudar na escolha de estampas e acessórios de acordo com nosso amado círculo cromático.

Esperamos mesmo que com esse mini guia você tenha entendido um pouco melhor esse círculo de cores tão amado pelas consultoras de estilo. Mas, se você ainda não conseguiu entender muito bem como isso funciona, a tecnologia te ajuda: é só digitar “círculo cromático” na loja de aplicativos do seu celular que você vai encontrar várias opções gratuitas que podem te auxiliar na escolha dos looks daqui para frente. 

Caso ainda tenha alguma dúvida ou uma pergunta específica sobre esse (ou outro) assunto, é só mandar um direct para nós lá no Insta – a gente vai adorar te ajudar!

 

23/07/2021
Mylena Freire