No post anterior, apresentamos um pouco sobre o Ciclo Circadiano e como ele poderia ajudar na sua produtividade (se ainda não leu, corre lá para conferir). Não sei se vocês repararam, mas nele não estão apenas as atividades envolvendo trabalho e burocracias – também tem hobbies, tempo de lazer e afins. Isso nos fez pensar em outro tema que também pode ajudar muito na sua rotina produtiva: o autocuidado. 

Calma, isso não é um post sobre skincare ou spa day!

Apesar disso também fazer parte, o autocuidado é muito mais do que isso. Na verdade, ele está relacionado com todas as coisas que você faz em prol da sua saúde física, mental e emocional. Ou seja, desde passar um creminho para hidratar a pele até uma corridinha no parque. Então, nesse post vamos ver algumas coisas que você pode incluir na sua rotina para dar um help na sua saúde (todas elas) e, consequentemente, na sua produtividade.

1 – Sono de princesa

A gente sabe que uma noite bem dormida renova as energias muito bem, né? Então, vamos colocar o soninho em dia e aproveitar bem a noite para dar aquela relaxada e começar o dia descansada e disposta.

Comece fazendo uma rotina noturna para ir relaxando aos poucos até chegar a hora de dormir – aqui você pode incluir um banhozinho gostoso, uma skincare, algo que te ajude a desligar das preocupações do dia e te prepare para uma boa noite de sono. 

É importante também separar as horas de sono que você acha necessárias para não parecer um zumbi no outro dia. Então, se precisar de mais tempo dormindo, tente ajustar sua rotina para dormir mais cedo ou, se puder, acordar um pouco mais tarde.

Se você sofre de insônia ou alguma outra coisa que prejudique na hora de dormir, procure ajuda profissional para te ajudar com isso.

2 – Não viaja, amiga!

Não sei vocês, mas eu sou muito pilhada o dia inteiro. Muita informação chegando, fazendo várias coisas, respondendo várias pessoas – tudo ao mesmo tempo. Isso faz com que a gente faça muita coisa, mas às vezes faz só no fluxo mesmo, sem separar um momento para dar total atenção à atividade que está sendo realizada. Então, amiga, não viaja! Esteja presente nas suas atividades, sem deixar que outras coisas interfiram na sua produtividade naquele momento. Mas é em todas as tarefas mesmo, viu? Trabalho, yoga, banho, jogo de tabuleiro, tudo!

Fazer apenas uma coisa enquanto você poderia estar fazendo outras três junto, pode dar uma sensação de mau aproveitamento de tempo, porém separar um momento para cada coisa te desgasta menos, mental e fisicamente, no final do dia, além de dedicar toda a sua atenção a apenas uma atividade e fazer ela com mais precisão e carinho.

3 – Tenha uma rotina e quebre ela!

Calma! Não vou contradizer tudo que está nesse post e no anterior. O ponto aqui é justamente olhar para sua rotina e entender se ela está realmente funcionando ou se está te prejudicando. Pode ser que, com o tempo, a rotina se torne monótona e prejudique sua produção, criatividade e motivação. Se isso acontecer, quebre a rotina! 

Se permita adiar um diazinho a faxina da casa para sair com os amigos, se permita lavar a louça mais tarde para ter um momento de spa day ou uma sonequinha. Enfim, coisas simples que podem renovar suas energias do dia e dar um gás maior para continuar a semana. Ou você também pode ser mais radical, refazer sua rotina e se readaptar se achar necessário!

4 – Toda natural, bonita pra caramba!

Agora sim o spa day e skincareTire um dia para cuidar de você, sozinha ou com as amigas. Prepare seu dia de princesa com tudo que tem direito: um banho relaxante, hidratação no cabelo, cuidados completos com a pele, unhas, salão, delivery preferido, tudo! Pode ser um dia num spa ou no conforto da sua casa mesmo. Cuide do seu emocional e do seu físico, esse é um dia para relaxar e não pensar mais em nada.

Depois de tudo isso, se arrume como você mais gosta, fique bem gata e aproveite sua própria companhia. Além de ser super relaxante, dar atenção só a você e à quem você é, esse tempinho vai dar um up na autoestima e renovar o amor próprio. 

5 – Aprenda a dizer não

Não sei vocês, mas eu tenho dificuldade em dizer não. Às vezes é um dia ruim, uma atividade desconfortável, mas a gente insiste em fazer. Primeiro precisamos entender que não é ser grosseiro ou não ter empatia, porém, para ajudar os outros temos que estar bem com nós mesmos. Não adianta tentar ajudar e se desgastar mais ainda com isso.

Então, vamos combinar que se não for algo saudável, se for prejudicar você ou outra pessoa, diga não. Além disso, é importante também aprender a ouvir não. Tenha liberdade de escolher o não, mas também de receber ele. Pode ser frustrante, tanto de um lado quanto do outro, mas é muito necessário respeitar o momento de cada um e manter uma relação saudável com isso.

Essas são apenas algumas coisas que podem te ajudar em relação ao autocuidado, autoestima e amor próprio. Como eu disse no começo do texto, engloba muito mais coisa, mas a gente começa com passos pequenos até entender tudo o que acontece à nossa volta. Pratique tudo isso, compartilhe com todas as amigas e depois venha contar pra gente como está sendo! 

 

28/01/2021
Mylena Freire