Você com certeza tem ouvido muito sobre autocuidado nos últimos anos. Principalmente com a pandemia, o assunto ficou cada dia mais popular. Já falamos aqui que existem vários tipos de autocuidado e como ele pode ajudar na sua rotina, mas hoje vamos falar sobre a importância dessas práticas no seu dia-a-dia.

Por mais simples que pareça fazer um skincare, tirar um tempo para você, praticar exercícios, cuidar da saúde - e todo o resto que envolve o cuidar de si mesmo -, às vezes pode ser muito complicado para algumas pessoas. Seja pela falta de tempo e rotina corrida, seja pela necessidade de sempre ajudar o próximo e “esquecer” de si, ou qualquer outro motivo que impeça esse cuidado.

Mesmo que cuidar dos outros e manter uma vida sob controle seja importante, você estar bem, se autoconhecendo, se cuidando e se aceitando é essencial para que todo o resto seja muito mais leve e proveitoso.

 

Agora, por que o autocuidado é importante?

Como foi dito agora pouco, muitas coisas englobam o autocuidado - desde uma boa noite de sono até praticar hobbies e ter hábitos saudáveis. Isso quer dizer que você precisa criar um esqueminha que, durante seu dia, seja como um “refúgio”. Atividades e práticas que te permitam relaxar e curtir o momento.

Tudo isso é muito relativo: o que uma pessoa gosta de fazer, outra pode não gostar. E por isso o autoconhecimento é importante nesse processo. Você precisa entender o que te deixa sobrecarregada nas suas atividades diárias e o que te faz sentir bem, relaxada e feliz. Assim, você poderá ponderar tudo isso e fazer uma rotina mais equilibrada, se cuidar e não deixar as obrigações de lado.

 

Por onde eu começo?

O autocuidado está relacionado a todas as coisas que você faz em prol da sua saúde física, mental e emocional. Ou seja, desde passar um creminho para hidratar a pele até uma corridinha no parque. Agora, vamos ver algumas coisas que você pode incluir na sua rotina para dar um help na sua saúde (todas elas).

 

1 - Sono de princesa

A gente sabe que uma noite bem dormida renova as energias muito bem, né? Então, vamos colocar o soninho em dia e aproveitar bem a noite para dar aquela relaxada e começar o dia descansada e disposta.

Comece fazendo uma rotina noturna para ir relaxando aos poucos até chegar a hora de dormir - aqui você pode incluir um banhozinho gostoso, um skincare, algo que te ajude a desligar das preocupações do dia e te prepare para uma boa noite de sono. 

É importante também separar as horas de sono que você acha necessárias para não parecer um zumbi no outro dia. Então, se precisar de mais tempo dormindo, tente ajustar sua rotina para dormir mais cedo ou, se puder, acordar um pouco mais tarde.

Se você sofre de insônia ou alguma outra coisa que prejudique na hora de dormir, procure ajuda profissional para te ajudar com isso.

 

2 - Não viaja, amiga!

Não sei vocês, mas eu sou muito pilhada o dia inteiro. Muita informação chegando, fazendo várias coisas, respondendo várias pessoas - tudo ao mesmo tempo. Isso faz com que a gente faça muita coisa, mas às vezes faz só no fluxo mesmo, sem separar um momento para dar total atenção à atividade que está sendo realizada.

Então, amiga, não viaja! Esteja presente nas suas atividades, sem deixar que outras coisas interfiram na sua produtividade naquele momento. Mas é em todas as tarefas mesmo, viu? Trabalho, yoga, banho, jogo de tabuleiro, tudo!

Fazer apenas uma coisa enquanto você poderia estar fazendo outras três junto, pode dar uma sensação de mau aproveitamento de tempo, porém separar um momento para cada coisa te desgasta menos, mental e fisicamente, no final do dia.

 

3 - Tenha uma rotina e quebre ela!

Calma! Não vou contradizer tudo que está nesse post. O ponto aqui é justamente olhar para sua rotina e entender se ela está realmente funcionando ou se está te prejudicando. Pode ser que, com o tempo, a rotina se torne monótona e prejudique sua produção, criatividade e motivação. Se isso acontecer, quebre a rotina! 

Se permita adiar um diazinho a faxina da casa para sair com os amigos, se permita lavar a louça mais tarde para ter um momento de spa day ou uma sonequinha. Enfim, coisas simples que podem renovar suas energias do dia e dar um gás maior para continuar a semana. Ou você também pode ser mais radical, refazer sua rotina e se readaptar se achar necessário!

 

4 - Toda natural, bonita pra caramba!

Hora do spa day e skincare! Tire um dia para cuidar de você, sozinha ou com as amigas. Prepare seu dia de princesa com tudo que tem direito: um banho relaxante, hidratação no cabelo, cuidados completos com a pele, unhas, salão, delivery preferido, tudo! Pode ser um dia num spa ou no conforto da sua casa mesmo. Cuide do seu emocional e do seu físico, esse é um dia para relaxar e não pensar mais em nada.

Depois de tudo isso, se arrume como você mais gosta, fique bem gata e aproveite sua própria companhia. Além de ser super relaxante, dar atenção só a você e à quem você é, vai dar um up na autoestima e renovar o amor próprio. 

 

5 - Aprenda a dizer não

Não sei vocês, mas eu tenho dificuldade em dizer não. Às vezes é um dia ruim, uma atividade desconfortável, mas a gente insiste em fazer. Primeiro precisamos entender que não é ser grosseiro ou não ter empatia, porém, para ajudar os outros temos que estar bem com nós mesmos. Não adianta tentar ajudar e se desgastar mais ainda com isso.

Então, vamos combinar que se não for algo saudável, se for prejudicar você ou outra pessoa, diga não. Além disso, é importante também aprender a ouvir não. Tenha liberdade de escolher o não, mas também de receber ele. Pode ser frustrante, tanto de um lado quanto do outro, mas é muito necessário respeitar o momento de cada um e manter uma relação saudável com isso.

 

Bem cuidada e se amando!

Claro que esse post não é uma receita de bolo e nem queremos que pareça simples e fácil. O autoconhecimento e autocuidado podem ter seus altos e baixos, como em qualquer outra área da vida. Ele é um processo constante. Mas, quando conseguimos ter uma visão mais ampla do que nos faz bem ou mal, do que nos ajuda ou atrapalha, fica muito mais tranquilo adaptar nossa vida para que ela seja mais equilibrada e tranquila.

Às vezes parece inviável, mas como eu disse, é um processo constante. Dar o primeiro passo já é uma grande coisa. Essas são apenas algumas coisas que podem te ajudar em relação ao autocuidado, autoestima e amor próprio. Como eu disse no começo do texto, engloba muito mais coisa, mas a gente começa com passos pequenos até entender tudo o que acontece à nossa volta. Pratique tudo isso, compartilhe com todas as amigas e depois venha contar pra gente como está sendo! 🤍

 

27/07/2022

Mylena Freire