Já falamos aqui no blog sobre a importância do autocuidado em todos os sentidos - desde a física até a mental. Estar bem consigo mesma é essencial para que todo o resto seja vivido com mais leveza e equilíbrio. Assim como em todas as áreas da vida, certamente existirão altos e baixos e estar com o autocuidado em dia é também saber seus limites e o que faz bem ou mal - e como você pode usar tudo isso para se sentir melhor.

 

Além do famoso skincare e do tempo de qualidade consigo mesma, a terapia é um assunto frequente quando o tema é autocuidado. Isso porque, mesmo que seja um acompanhamento com outra pessoa, é um momento de receber ajuda, de ser cuidado e poder se abrir com um profissional que pode te auxiliar no seu caso. 

 

Compartilhar nossos traumas, problemas e se mostrar vulnerável para ser acolhido e cuidado, não é sinal de fraqueza. Aceitar a vulnerabilidade é parte importante para o processo de cura e evolução pessoal. Por isso, hoje vamos apresentar 5 motivos para você considerar o acompanhamento psicológico. 

 

 

  • Ver aquilo que não foi visto

 

Culturalmente falando, a autossuficiência e independência emocional é vista como força, algo incrível e invejável. Pode até ser até certo ponto, porém, se isso assumir o controle de tudo, pode causar problemas. 

Quando somos autossuficientes demais ao ponto de não conseguirmos falar honestamente sobre nós mesmas ou compartilhar nossos desafios, entramos no limbo de tentar resolver tudo por conta própria. Procuramos ajudas secundárias em livros, podcasts, experiências alheias e afins, mas não procuramos ajuda mesmo, com amigos, família ou com um profissional. Até pode dar certo vez ou outra, mas a longo prazo é desgastante e insuficiente.

Além disso, ao tentar resolver sozinha, provavelmente vamos ignorar ou nem perceber algumas questões importantes que rodeiam o problema. Receber ajuda profissional pode auxiliar até mesmo no exercício de externalizar seus sentimentos e enxergar novas perspectivas. Assim, conseguimos ter mais compaixão por nós mesmas e avaliar melhor os acontecimento ao nosso redor. 

 

 

  • Melhorar a comunicação

 

Sabemos que a comunicação nem sempre é fácil - principalmente com pessoas desconhecidas, por exemplo. Mas, até mesmo com pessoas próximas, pode ser difícil manter uma conversa profunda ou sobre determinados assuntos. Mas o fato é que sempre temos o que melhorar.

A terapia pode ser sua aliada nessa área. Além de permitir que você aprenda a se expressar melhor na prática, ela pode te oferecer outras técnicas e estilos de conversação que podem te ajudar em conversas simples ou complexas. Trabalhar a comunicação permite que você encontre outros meios para falar de maneira assertiva e não usar linguagens passivo-agressivas - o que pode trazer a honestidade de forma mais leve e sem desrespeitar os envolvidos.

 

 

  • Saber os limites

 

Muito se fala sobre a importância de dizer não, mas esse não é o único limite que você precisa impor. É muito comum ouvirmos opiniões e conselhos alheios quando compartilhamos algo com alguém, mas nem sempre são os melhores e mais imparciais. Por isso, você precisa entender e aplicar um limite saudável com essas pessoas. 

Isso não significa que você precisa construir barreiras ou cortar relações com sua família e amigos. Porém, você precisa entender que nem todo mundo ao seu redor precisa compartilhar todos os seus fardos.

Na terapia, você pode compartilhar suas questões pessoais de maneira mais objetiva e direta. Nas seções, você pode falar sobre medos, emoções, dúvidas e preocupações em um ambiente seguro e imparcial. Assim, ao longo do acompanhamento, ele promove crescimento e maturidade.

 

 

  • Crescendo no desconforto

 

Quando passamos por alguma situação difícil, é normal sairmos machucadas. E, para algumas pessoas, só de pensar em ter que reviver todos esses momentos e passar por todo esses desconfortos de novo, já é motivo suficiente para não querer enfrentar a terapia. Porém, essas situações são, provavelmente, a razão pela qual precisamos dela. 

A analogia aqui é como um machucado mesmo - para que ele melhore, é necessário passar pelo desconforto de passar o remédio que arde. E para os nossos “machucados” mentais e emocionais é a mesma coisa: precisamos reviver e compreender para que eles sejam curados.

Na terapia, sentimos o desconforto ao reviver momentos não tão legais, mas seguros ao mesmo tempo por estar nos cuidando e sendo cuidados. Se colocar num lugar de vulnerabilidade e ser acompanhado por um profissional é uma maneira saudável de sair da zona de conforto e crescer emocionalmente.

 

 

  • Saúde mental em dia

 

É muito comum associar a terapia às pessoas que foram diagnosticadas com depressão, ansiedade ou algum transtorno. Porém, essa associação pode impedir que as pessoas entendam um dos principais propósitos da terapia: manutenção e suporte.

Assim como você deve fazer exames regulares para monitorar sua saúde, mesmo que aparentemente não tenha nada de errado, manter a terapia em dia é uma forma de estabilizar sua saúde mental. Ela ajuda você a crescer, emocional e mentalmente, de maneira constante - nos dando cada vez mais confiança e nos fortalecendo para enfrentarmos momentos complicados.

 

Como encontrar um terapeuta? 

Sabemos que, mesmo que seja importante, muitas pessoas não conseguem ter acesso à psicólogos - financeiramente falando, principalmente. É um serviço de preço elevado que precisa ser constante, logo, demanda muito custo. Se você se encaixa nessa situação, saiba que há outras alternativas. 

É comum que universidades disponibilizem esse tipo de acompanhamento por um preço bem acessível, de acordo com a renda, ou até mesmo gratuito. Além disso, existem projetos que têm o objetivo de cuidar da saúde mental da comunidade e também podem oferecer alguma outra alternativa além da convencional.

 

Procure na sua cidade, ou algo remoto, se existem essas ou outras opções. Mesmo que não seja o modo convencional, já é incrível poder contar com um profissional

 

Lembre que vulnerabilidade não é sinal de fraqueza e que você não precisa carregar tudo sozinha. Nenhum trauma ou experiência negativa deve impedir você de viver uma vida mais leve. 🤍

 

 

03/08/2022

Mylena Freire