Consumo Consciente: 5 marcas brasileiras sustentáveis 

Quando criamos o hábito de pensar mais sobre nosso consumo e começamos a nos importar com a origem do que consumimos, tentando ser mais sustentáveis, é normal ficarmos meio perdidas e, principalmente, achar essa mudança um processo difícil.

Não será de um dia para o outro que vamos conseguir trocar todas as marcas que consumimos para aquelas que se preocupam em fazer um produto sustentável e consciente. É com um passo de cada vez que conseguimos mudar nossos hábitos, conhecer marcas e adaptar nosso consumo. Por isso, trouxemos aqui 5 marcas nacionais sustentáveis que você precisa conhecer!

Campo Largo

bebidas-campo-largo

Essa é uma empresa gaúcha de bebidas que tem seu pólo industrial em Campo Largo, no Paraná. Além de ter bebidas saudáveis, sua matéria-prima vem da agricultura familiar e o que não é usado na fabricação dos produtos, é reutilizado como adubo. Eles também têm parceria com a EuReciclo, instituição que valida a compensação ambiental.

Feito Brasil

produtos-feito-brasil

Essa é uma marca de cosméticos 100% feitos à mão. A iniciativa veio para valorizar o processo artesanal e reduzir o consumo de eletricidade na produção. A marca é 100% vegana e tem certificado PETA Vegan.

Zum Tecido de Cera

tecidos-de-cera

Quem nunca precisou fazer uma sobremesa em uma travessa sem tampa e precisou usar um papel filme, né? Pois a Zum Tecido de Cera conseguiu resolver isso de uma forma muito mais sustentável: usando cera de abelha! Os panos são de algodão impermeabilizados com cera, resina natural e óleo vegetal – e é biodegradável, claro. Além disso, a marca tem canudos de inox e saquinhos reutilizáveis para alimentos, tudo feito com matéria-prima nacional e embalado com embalagens naturais.

Gentees

calçado-gentees

A empresa curitibana tem presença nos setores educacional, social e da moda. Na educação, ela ensina programação de um jeito único para crianças e adolescentes. Na área social, cria ações, campanhas e um laboratório de impacto para levar oportunidades às pessoas. Já na moda, vendo roupas, acessórios e calçados lindos que são artesanais e confeccionados por pequenas empresas familiares, artesãos ou ONGs.

Pantys

calcinha-absorvente-pantys

A saúde da mulher é uma pauta super importante em vários sentidos e a Pantys conseguiu juntar uma necessidade feminina com a sustentabilidade. Nos períodos de uma única mulher, podem ser descartados 12 mil absorventes em 450 ciclos durante a vida e esses levam, pelo menos, 500 anos para se decompor. Por isso, a Pantys inovou com calcinhas absorventes e hoje seu catálogo conta vários produtos, desde sutiã absorvente para as mamães até absorvente interno orgânico e sustentável. 

E aí, gaten, já conhecia ou consumia alguma dessas marcas? Como falamos no início, é com um passo de cada vez que conseguimos ter um consumo cada vez mais sustentável, por isso, vale a pena conhecer o trabalho dessas empresas e também procurar conhecer os “bastidores” das marcas que você já consome.

13/04/2022
Mylena Freire