Os padrões de beleza são estabelecidos a partir de um conjunto de características físicas que, por motivos culturais, geográficos e etários, é considerado belo e um modelo a ser seguido. Então, mesmo que cada ser seja único e com características individuais, em algum momento o padrão de beleza, seja ele qual for, passa a se tornar um objetivo a ser conquistado.

Tentar seguir padrões acaba se tornando perigoso, em alguns casos, por vários motivos. Um deles é a questão biológica – somos seres completamente diferentes e não necessariamente vamos conseguir tal resultado por simplesmente termos um metabolismo distinto. O que pode gerar muita frustração e problemas de autoestima. Outra questão é a distorção de imagem, que pode levar a vários distúrbios como alimentares e psicológicos, por exemplo.

E sabe qual é a grande questão? Historicamente falando, o padrão já mudou muitas vezes e continua mudando com o passar dos anos, dos meses, dos dias. Como ilustra o vídeo abaixo, feito pelo BuzzFeedVideo:

women-ideal-body

O fato é que o padrão surge com a opinião de uma pessoa aleatória ou muito influente que, do dia para noite, decide que tal coisa é bela e a outra deixou de ser. Então eu te pergunto: vale a pena o estresse? Hoje podemos ser padrão, amanhã não mais e vice-versa. O mais importante é aprendermos a valorizar cada detalhezinho que nos torna únicos e não cair na loucura submeter nossos corpos para atingir algo incerto e mutável. 

O padrão não existe de fato. Hoje ele é padrão, mas amanhã pode não ser. E uma dica importantíssima para você se sentir bem exatamente do jeitinho que você é, é acompanhar pessoas e consumir conteúdos que te representem. Sabemos que as diversas mídias que nos cercam têm um papel importante na representatividade, mas hoje, com a Internet, você tem ferramentas para ir atrás da sua própria representação. Então, faça o exercício de seguir nas redes sociais, ver séries, filmes e conhecer marcas que te representem, não só na aparência, mas também em ideais

O padrão de hoje é a gente se enxergar como somos e vermos coisas incríveis em nós mesmos. Não é uma tarefa nada fácil e, às vezes, vai precisar de um ajuste ou outro. Então, não desista! E a pergunta que fica é: vale a pena passar por tanta frustração, insegurança e autodepreciação para tentar atingir algo que, daqui um tempo, não servirá mais? É um ciclo infinito, que demanda muita energia para um resultado satisfatoriamente duvidoso e momentâneo. E cada um de nós tem um valor e uma beleza incrível… só basta a gente enxergar!

 

17/03/2022
Mylena Freire