Dia da Mulher: 6 mulheres importantes no Brasil e no mundo

O dia 08 de março é conhecido como o Dia Internacional da Mulher – e explicamos quando surgiu essa data e o porquê dela ser super importante em um post no Instagram. Então, vamos usar o post do blog para enaltecer algumas  mulheres incríveis desse mundão e mostrar como somos fortes e podemos muito mais do que imaginamos! Bora se inspirar em mulheres reais? 

Rosa Parks

Rosa nasceu no Alabama (EUA), em 1913, uma região onde o isolamento racial era bem intenso para o povo negro. Ela lutou e foi uma peça importante nas conquistas sociais. Em 1955, se recusou a ceder lugar no ônibus para uma pessoa branca e acabou sendo presa por isso. As leis de segregação eram bem rígidas e o transporte público tinha assento reservado para brancos. Mesmo assim, sua prisão gerou revolta e a população negra protestou pedindo a anulação dessas leis abusivas e absurdas.

Malala Yousafzai

A paquistanesa de 24 anos é conhecida mundialmente por sua luta pelo direito das crianças, principalmente meninas. Mesmo sendo ameaçada e perseguida, Malala defendeu o direito das meninas poderem frequentar a escola e também fundou a Malala Fund, que arrecada fundos que são destinados à educação feminina por todo o mundo. Em 2014, foi a mulher mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz, com apenas 17 anos.

Marie Curie

A polonesa é conhecida por seus grandes feitos na química e na física. Marie descobriu dois importantes elementos da tabela periódica, Rádio e Polônio, que contribuíram para avanços na medicina, como a criação do raio-x. Por esse e outros feitos, foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Física e, mais tarde, também recebeu o Nobel de Química.

Simone de Beauvoir 

A intelectual e escritora francesa é importante, principalmente, nas áreas de filosofia, sociologia e causas sociais femininas. Simone contribuiu com muitas obras literárias que ajudou a pensar em uma nova maneira de enxergar o que é ser mulher e qual sua importância social.

Maria da Penha

Esse nome é familiar por uma lei brasileira muito importante: a Lei Maria da Penha, que é fruto de um sofrimento de anos vivido por Maria da Penha. Seu então marido a violentava e tentou executá-la duas vezes – uma das tentativas fez com que Maria ficasse paraplégica. A partir daí, sua luta pela condenação do ex-companheiro e contra o feminicídio começou. Seu caso ganhou espaço na mídia e, em 2006, ajudou na criação da lei que leva seu nome e é importantíssima no combate à violência doméstica.  

Ana Maria Machado

A escritora carioca se tornou importante não só no Brasil, mas também no mundo. Após ser presa na ditadura, Ana Maria saiu do país e conquistou espaço na Europa com seu trabalho de jornalista, trabalhando em lugares como a Revista Elle e a BBC Londres. Seus livros se tornaram um sucesso e foi traduzido para mais de 20 idiomas, além de prêmios importantes que conquistou.

Essas são algumas histórias de mulheres que conquistaram e lutaram muito para fazer a vida delas e a nossa melhor. Com certeza você conhece muitos nomes, famosos ou não, que te inspiram e te dão um gás para continuar lutando e conquistando espaço no mundo. Nos conte sobre alguma mulher especial, que te inspira, e o porquê dela ser tão incrível. E, claro, vale lembrar que você também é uma mulher incrível e inspiradora <3

Feliz dia da mulher, gaten!

 

04/03/2022
Mylena Freire