É muito comum, quando desapegamos de uma peça de roupa, doarmos ou vendermos por um preço mais simbólico. Mas você já parou para pensar como descartar suas roupas íntimas de uma maneira mais proveitosa? Normalmente descartamos no lixo doméstico e claro que o reuso de peças íntimas é delicado por conta de higienização e afins, porém podemos prolongar o uso dessas peças de outras maneiras:

  • Doando para ONGs e instituições

Quando sua peça íntima ainda está em boas condições de uso – sem rasgos, furos etc – pessoas acolhidas pelas ONGs e instituições podem aproveitar as peças depois de uma higienização correta. Em Curitiba, por exemplo, o Pequeno Cotolengo e o Instituto Pró-renal recebem essas peças e fazem uso delas tanto em pacientes, como para bazar que ajuda financeiramente a instituição. Também existe o Projeto Meias do Bem, que recebe meias e aproveita o tecido fazendo cobertores para moradores de rua.

Já em São Paulo, a Leninha, uma marca autoral, criou um projeto para arrecadar calcinhas, cuecas e sutiãs usados e transformá-los em nova matéria-prima para criar outras peças. Além da Leninha, o Projeto Doe Esperança – Lingerie para Todas também arrecada esse tipo de roupas – para mais informações, você pode clicar aqui e conferir onde encontrar um posto de coleta.

E se você não mora perto de nenhuma dessas cidades, a C&A tem, desde 2007, espalhada por todo o Brasil, mais de 150 lojas que coletam e reciclam peças de todos os tipos, inclusive as íntimas – as que estão em bom estado são doadas e as outras são recicladas e usadas como matéria-prima. 

  • Compostagem

Isso mesmo, você pode usar suas roupas íntimas para dar um help na sua hortinha! Mas é de extrema importância que as peças sejam 100% algodão e que você tire qualquer tipo de elástico, botão ou laços que sejam de outros materiais antes de direcionar para a compostagem. 

Inclusive, roupas íntimas 100% algodão também ajudam nossa saúde íntima, pois ajudam na respiração e evitam a proliferação de fungos por ali. Então, só vantagem!  

  • Reutilização

Outra opção é você reutilizar aí mesmo na sua casa! Assim como todos os outros tecidos, você pode reaproveitar suas peças íntimas para usar como paninho para tirar o esmalte, para limpeza, para enchimento de almofada ou fazer aquele tapete estiloso. Enfim, muitas opções e você pode soltar a criatividade para dar nova utilidade aos retalhos! 

Essas e outras informações, você pode conferir mais a fundo no post do Instagram da Fer Paludo, do Clube Lupa, clicando aqui. Aproveita e já segue ela por lá, porque ela dá muitas dicas de ouro sobre sustentabilidade e como ter uma vida mais consciente

E você, já sabia dessas e de outras formas de como reutilizar as peças íntimas, gaten? Compartilha com a gente! 

 

02/02/2022
Mylena Freire