Como a cronobiologia pode ajudar seu relógio biológico a funcionar melhor.

Você já teve a sensação de que não estava rendendo na sua rotina ou de que não estava aproveitando muito bem seu tempo? Nosso corpo é um organismo que funciona de maneira muito sistemática, cada partezinha dele tem uma função e pode falhar caso alguma coisa saia diferente do esperado ou fora de ordem. 

Como somos feitos desse sistema complexo, podemos sentir todos os efeitos caso algo não tenha ocorrido como deveria. Porém, nós também podemos contribuir com ele para que funcione direitinho e de maneira mais bem aproveitada.

Cronobiologia é uma área da saúde que investiga os ritmos biológicos do nosso corpitcho. Chegou no Brasil por volta de 1981 e os estudos avançam a cada dia no país e no mundo, se estendendo para diversas áreas e ajudando a detectar, prevenir e tratar doenças. Baseado no nosso horário biológico natural – aquele que nos faz acordar quando o dia amanhece e que nos faz dormir quando sentimos sono -, o ciclo circadiano, ou ritmo circadiano, é essa rotina que temos em nosso organismo de ter horário para dormir, comer, se exercitar e realizar outras atividades diárias.

Ok, mas como isso ajuda na minha produtividade?

Cada ação que fazemos ao longo das 24 horas do dia, liberam substâncias que fazem nosso metabolismo funcionar, assim a rotina e os hábitos diários são importantes para manter o sistema funcionando certinho. Se alguma coisa sair dessa rotina, pode desequilibrar a produção dessas substâncias e interferir diretamente na produtividade, condicionamento físico, memória, humor, entre outras coisas.

O ciclo circadiano sugere horários prévios para as atividades diárias, nos quais o corpo responde e absorve melhor os estímulos da prática proposta, seja comer, fazer algum exercício, trabalhar, planejar, etc. Assim, se seu organismo está mais disposto à atividades físicas na parte da manhã, por exemplo, ao realizá-las à noite não terá tanto aproveitamento ou resultado quanto se fizesse na parte da manhã e vice-versa – isso também se aplica a outras práticas diárias.

Claro que cada pessoa é diferente, logo seus sistemas também serão. Existem pessoas diurnas e as que são mais produtivas à noite. Pensando nisso, é aconselhável que você encontre os seus próprios horários, adapte-os a sua rotina já pré-estabelecida pelo trabalho ou estudo, e assim realize o seu ritmo circadiano da maneira mais produtiva possível de acordo com seu relógio biológico.

Mas atenção! Fique atento aos sinais que seu organismo está te dando com essa rotina, eles podem indicar que seu corpo está clamando por uma pausa. Não é para você virar um robozinho. Entenda que as pausas durante suas atividades são super importantes para manter tudo funcionando também. Então, não fique tanto tempo sentado, tire uma soneca delícia depois do almoço (mas é só uma soneca, ok?), dê uma voltinha, tome um cafézinho… ao contrário do que a gente pensa, essas pausinhas são poderosas para ajudar na produtividade e no foco.

A rotina é algo que precisa de adaptação, então não se cobre tanto nos primeiros dias – com o tempo você vai se ajustando e vendo a diferença nos resultados. O mais importante é dar o primeiro passo e persistir até que se torne um hábito. Então, menina, RESPIRA E VAI! Depois conta para gente como está sendo a experiência.

 

15/01/2021

Mylena Freire