A análise de coloração pessoal, que é uma das etapas da Consultoria de Imagem, tem ganhado muito espaço e virou assunto nas redes sociais nos últimos anos. Porém, ainda há muitas dúvidas sobre como essa análise funciona e ajuda na prática. 

Algumas pessoas, inclusive, tendem a achar que a Cartela de Cores Pessoal serve para ser seguida à risca e que você só poderá usar aquelas tonalidades de cores presentes na sua paleta. Mas isso não é verdade. 

Sua cartela de cores e todas as técnicas da Consultoria de Imagem vieram para te ajudar nas combinações dos looks e valorizar ainda mais sua beleza - não para ser uma ditadura da cor. E é sobre esse assunto que vamos falar hoje. Continue lendo! 

 

Afinal, para que serve a Cartela de Cores Pessoal?

cartela-de-cores-pinterest

Você já viveu a situação de gostar muito de alguma peça de roupa, mas quando vestiu, parece que não ficou boa em você? Não necessariamente por conta da modelagem, mas você não curtiu e nem entendeu o porquê. Provavelmente, ela estava no tom errado para suas características físicas e de personalidade. 

A Cartela de Cores serve para te guiar nessa questão. Alguns tons de cores harmonizam mais com nossas individualidades e características de pele, cabelo e olhos. Por isso, um tom mais claro ou mais escuro, mais quente ou mais frio, pode te valorizar mais ou menos - mesmo que seja a mesma cor. 

Sua cartela tem as tonalidades que harmonizam perfeitamente com você, por isso você pode dar preferência a elas na hora de comprar uma peça, principalmente as da parte de cima (como blusas, terceira peça e acessórios, por exemplo). 

 

Então quer dizer que eu posso usar as cores que não estão na minha cartela? 

Pode sim! Mesmo que a gente, instintivamente, goste mais das cores que nos favorecem, às vezes podemos gostar muito de uma cor e descobrir que ela não está na nossa cartela. Mas isso não quer dizer que você nunca mais vai poder usá-la. 

A Coloração Pessoal também te ajuda com técnicas que te permitem usar aquelas cores que não fazem parte da sua paleta. A verdade é que você pode usar qualquer cor que você quiser, mas é interessante buscar equilíbrio, para que você consiga valorizar ainda mais sua beleza. 

Para isso, você pode usar maquiagem, optar por usar as cores fora da sua paleta nas peças de baixo, equilibrar com uma terceira peça, com algum acessório de pescoço ou usando peças com decote mais profundo para que a cor não fique tão próxima do seu rosto. 

Além disso, dependendo do método usado pela consultora de imagem que realizou a sua análise de coloração, sua cartela de cores virá com várias outras dicas para te auxiliar ainda mais nas escolhas. 

Algumas delas vêm com dicas sobre maquiagem, sobre proporções nas combinações de looks, cores premium e universais. Então, aproveite bastante essas dicas e use elas para autoconhecimento. Se você quiser seguir à risca para se sentir mais segura de suas escolhas, tudo bem. Mas, se quiser usar outras tonalidades e adaptar as dicas, tudo certo também. 

Cartelas de coloração pessoal com make da Colorapp app da Studio Immaginehttps://www.instagram.com/colorapp.br/

Não esqueça que o mais importante de tudo é você se sentir bem, se conhecer e entender melhor seus gostos e objetivo, para que você revele cada dia mais a melhor versão de você mesma! 

Assim como a moda, a Coloração Pessoal não deve ser vista como uma ditadura. Elas precisam ser usadas e aproveitadas para te libertar e não para te prender ainda mais. Aproveite essas dicas e continue acompanhando o Blog da Revival para mais conteúdos como esse, gaten 🤍