Há um tempo, a coloração pessoal vem ganhando espaço. Está cada vez mais acessível e conhecida pelas pessoas que amam moda e gostam de saber das tendências. Mas, se você ainda não sabe o que é coloração pessoal, para que ela serve e como ela funciona, continue lendo para saber mais!

 

O que é coloração pessoal?

 

Se você já entrou em alguma loja e se apaixonou por uma peça de roupa, mas na hora de experimentar achou que a cor não te valorizou, a coloração pessoal te diz o porquê! 

 

Também conhecida como colorimetria, a coloração pessoal analisa a temperatura e saturação da pele em relação às cores dos tecidos. Assim, é possível descobrir o tom e subtom de pele e relacionar isso com uma das 12 cartelas de cores. 

 

As cartelas de cores surgiram por volta de 1920, com base em estudos feitos pela escola artística Bauhaus. Foram anos de pesquisa, até que a estilista e artista plástica, Suzanne Caygill, criou o método de análise de cor. E, nos anos 80, a consultora de imagem e estilo, Carole Jackson, aprimorou o método de Caygill e dividiu a análise em quatro estações: inverno, outono, primavera e verão.

 

Essas cartelas e os diferentes tons presentes nelas, servem para guiar você a escolher a melhor tonalidade de cor para sua pele. Isso porque você pode, sim, usar todas as cores que você quiser com truques de compensação, mas o tom correto vai te valorizar ainda mais. Enquanto outros tons podem aumentar sombras, manchas, olheiras e afins.

 

Para que serve a coloração pessoal?

 

Diferente do que as pessoas podem pensar, sua cartela de cores não serve para ditar regras e dizer quais cores você pode ou não usar. Como já falamos, elas são como um guia de quais cores te valorizam mais e como você pode adaptar com acessórios, por exemplo, uma cor que não esteja na sua cartela.

 

Além disso, ela te permite brincar com as combinações entre as cores e te ajuda a montar lookinhos mais harmônicos, visualmente, e ficar ainda mais lindona. Ela também serve como guia para que você consiga escolher tons de maquiagem que te valorizem ainda mais - isso engloba bases, batons, sombras, blush e tudo mais.

 

Como funciona a coloração pessoal?

Provavelmente, você já deve ter visto algum vídeo de teste com tecidos que mostra como a tonalidade e temperatura influenciam no rosto das pessoas. Essa é uma das etapas da consultoria de imagem para saber qual é sua cartela de cores.

 

Ela se baseia na temperatura, profundidade e intensidade de cor que mais combina com você, com sua pele, cabelos e olhos. Assim, é possível harmonizar melhor, visualmente, o conjunto disso tudo com as cores que você usa em roupas, maquiagens e acessórios. 

 

A temperatura determina se cores quentes ou frias valorizam mais. A profundidade é uma relação entre cores claras e escuras, enquanto a intensidade é a análise de cores vivas ou opacas. Além disso, o nível de contraste também é considerado. Saber se ele é baixo, médio ou alto é importante nessa etapa.

 

O teste precisa ser feito por uma profissional, a consultora de imagem. Ele é realizado em frente ao espelho, preferencialmente com luz natural e deve ser feito com o rosto limpo. Também são utilizados tecidos neutros no colo e na cabeça, para deixar apenas o rosto à mostra e facilitar a percepção dos efeitos que cada cor dará.

 

Assim, os tecidos de diferentes temperaturas, intensidades e profundidades são colocados próximo ao rosto da pessoa, para observar os efeitos que cada um faz e avaliar quais valorizam mais. Depois dessa análise, é possível relacionar os resultados com uma das doze cartelas de coloração pessoal.

 

Como a coloração pessoal pode te ajudar?

 

Além de te guiar em relação às cores, saber qual é sua cartela permite que você seja mais assertiva na hora das compras - evitando comprar cores que não te valorizam, sabendo quais vão combinar mais com peças que você já tem no seu guarda-roupas e, assim, construindo um consumo mais consciente (para você e para o seu bolso 🤪).

 

Como já falamos, isso não é para ser mais uma coisa para te prender em um padrão e dita regras. A coloração pessoal tem o objetivo de autoconhecimento e autoestima: te ajudar a entender mais sobre seu estilo e como você pode se valorizar ainda mais.

 

Procure uma profissional de confiança e realize o processo de consultoria de imagem, se tiver oportunidade, para dar aquele up no visual e na autoconfiança!

 

Mylena Freire

08/09/2022