Quando decidimos levar uma vida mais sustentável, é bem comum irmos atrás de dicas e hábitos que podem ajudar nessa nossa nova rotina. Normalmente, encontramos orientações como separar o lixo, economizar água e energia elétrica, aproveitar ao máximo os alimentos, evitar desperdícios e coisas desse tipo. 

E isso é super válido mesmo! Pequenas ações em conjunto se tornam grandes coisas. Porém, há outras dicas fáceis que você pode inserir no seu dia a dia que, muitas vezes, nem passa pela nossa cabeça. Então, hoje vamos apresentar 6 dicas sustentáveis para você adaptar na sua rotina e tornar ela mais ecofriendly. Continue lendo!

 

 

  • Vinagre no amaciante

 

Usar o vinagre junto com o amaciante ou puro, além de mais sustentável, pode conservar suas roupas por muito mais tempo. Ele preserva a cor, é neutro e biodegradável, tem preço mais acessível, remove odores fortes (como mofo, por exemplo), tira manchas de suor, vinho, sangue, tintas e afins e não danifica o tecido. 

Reprodução: Pinterest

Caso queira usar ele puro, mas ainda sim quer escolher um cheirinho especial, use óleos essenciais - mas use de forma consciente, ok? Temos um artigo aqui no blog sobre como você pode usar os óleos essenciais de maneira mais sustentável!

 

 

  • Jogar chicletes no asfalto

 

Como o chiclete é feito, em sua maioria, com derivados do petróleo, há quem diga que o asfalto é o melhor destino para ele, depois de mascado. Isso pode ajudar a manter a durabilidade da via e não deixar ele jogado na natureza - já que ele demora muuuuitos anos para se decompor.

Reprodução: Pinterest

Mesmo que pareça o lugar ideal, alguns defendem que isso não é tão bom assim. Isso porque alguns pássaros e outros animais podem acabar comendo e trazer problemas para eles. A limpeza da cidade também é uma pauta sobre essa decisão. E aí, o que você acha?

 

 

  • Sacolas reutilizáveis

 

Em vários lugares do Brasil, as redes de supermercado cobram por cada sacola plástica usada. Então, além de ser mais sustentável para o bolso, também é para o meio ambiente! 

Reprodução: Pinterest

Use sacolas de pano ou caixas para levar suas compras e opte por saquinhos reutilizáveis para frutas e verduras também. E não precisa ser só de pano, viu? Outros materiais reutilizáveis também podem ser usados.

 

 

  • Utensílios reutilizáveis

 

Um tempo atrás, os canudos de inox ficaram bem populares, lembram? Além deles, existem outros utensílios que você pode levar com você na bolsa para não precisar usar os descartáveis: copo retrátil, kit de talheres, canudos e, até mesmo, potinhos… Monte o seu kitzinho e deixe ele na bolsa ou no carro para quando precisar!

Reprodução: Pinterest

 

  • Produtos de limpeza (ou não) biodegradáveis

 

Falamos ali em cima sobre a dica de usar vinagre junto ou no lugar do amaciante, mas não é só esse produto que pode ser substituído por outro mais sustentável.

Reprodução: Pinterest

Procure por descrições que afirmem que o produto é biodegradável ou dê uma olhada para ver se ele é livre de ingredientes derivados do petróleo na sua composição. Isso vale para outros produtos de limpeza, como sabão de roupa e detergente, mas também para os produtos de higiene pessoal, como shampoo e sabonete.

 

 

  • Trocar lixo por mudinhas 

 

Em algumas cidades pelo Brasil, você pode trocar seu lixo reciclável e/ou orgânico por mudinhas. Esses projetos, além de darem o destino correto para seus resíduos, sempre incentivam e auxiliam outras práticas sustentáveis, como composteiras, por exemplo. Vale a pena procurar alguma aí na sua região!

Reprodução: Pinterest

Claro que, além dessas, existem muitas outras práticas sustentáveis que você pode inserir no seu dia a dia para tornar sua rotina mais sustentável e ambientalmente consciente. E também é importante que você entenda que isso é um processo. 

Sua rotina não vai virar 100% sustentável do dia para noite. É uma construção diária e, muitas vezes, vai ser difícil. Então, comece adaptando aos poucos e evoluindo cada dia mais, no seu tempo, ok? Com passos de formiguinha, a gente chega lá! 🤍