Quando chega essa época do ano, final de novembro e começo de dezembro, o pessoal do design, da moda e da comunicação já fica esperando a Pantone divulgar qual será a cor do ano. Isso porque é ela que irá guiar as tendências do próximo ano e nortear vários segmentos, como no mercado da moda. 

 

Mas o que é Pantone? 

Modular | Minimal graphic design, Pantone, Logo design

Pantone é uma empresa norte-americana, sediada em New Jersey (EUA) e é considerada uma autoridade em cores. Seus sistemas e tecnologias de ponta permitem que os processos que envolvem cores sejam mais precisos, assim as cores são mais “puras” - ou seja, é quase como se eles não usassem o azul e o amarelo para ter o verde, como acontece na maioria dos casos, por exemplo, mas já tivessem o verde puro. 

A empresa ficou tão conhecida pelo seu trabalho que virou referência em todo o mundo quando o assunto é cor. É como uma linguagem padrão para os profissionais que trabalham com cores - designers, fabricantes, pintores, artesãos, etc. 

Foi fundada em 1963, por Lawrence Herbert, que criou esse sistema mega inovador de identificação, combinação e comunicação de cores para resolver os B.Os que o pessoal das artes gráficas tinham em relação à mudança de cor do trabalho realizado para sua impressão - na arte a cor era vermelho e na impressão saia um laranja fajuto, por exemplo.

Toda essa técnica e conceito foi desenvolvido e aprimorado nos anos 50. Com os avanços da tecnologia, esse sistema conseguiu ser adaptado para diversas indústrias além da impressão gráfica, entre elas a indústria de plásticos, arquitetura e interiores e, para nós da Revival a mais importante, a têxtil. 

Desde então, além de se tornar uma referência com sua tecnologia de cores, a Pantone continua desenvolvendo ferramentas para comunicação, seleção e controle de cores, para atender às necessidades dos profissionais que dependem delas.

 

Tudo bem, mas por que são eles que “decidem” qual é a cor do ano?

Pantone: a cor do ano para 2023

Por ser uma grande referência no assunto cor, a Pantone criou essa cultura de divulgar, depois de uma análise feita por eles, qual seria a “cor Pantone do ano”. Essa escolha não é só porque a cor é bonita, simplesmente, ela é baseada em uma análise global bem cuidadosa de vários elementos e tendências. 

Todos os anos, os especialistas em cores do Pantone Color Institute caçam em todos os cantos do mundo novas influências de cores - isso engloba entretenimento, coleções de arte, moda, áreas do design, destinos de viagem e condições socioeconômicas. Além disso, novas tecnologias, matérias primas, texturas e efeitos que afetam a cor, plataformas digitais e até eventos esportivos podem influenciar na decisão de qual será a cor pantone do ano.

E é assim que, há mais de 20 anos, a Cor do Ano Pantone inspira o desenvolvimento de produtos e decisões de compra de setores como moda, decoração e design industrial pelo mundo. 

 

E qual é a cor do ano de 2023?

Magenta: a cor do ano 2023 eleita pela Pantone

A cor escolhida para 2023 foi a Pantone Viva Magenta 18-1750. Um vermelho belíssimo que transmite muita força e energia. Para quem acompanha a Revival, já se encantou com ela na nossa cor Cereja! 

Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, a cor foi escolhida inspirada na natureza, mesmo que estejamos vivendo uma era repleta de tecnologia. “Procuramos nos inspirar na natureza e naquilo que é real”, diz o relato da diretora no site oficial da Pantone.

Ela também acrescenta que “PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos tintos e foi criado inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem no mundo.”

 

Para saber mais sobre a cor do ano 2023 e ainda conhecer quais foram as cores de cada ano até hoje, é só entrar no site da Pantone e conferir todo esse universo colorido! 

 

Mylena Freire

08/12/2022