Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), até o final de 2022, estão previstos 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e também pode atingir homens - mesmo que em casos raríssimos.

O Outubro Rosa é um mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, para alertar as mulheres sobre a prevenção e a importância do monitoramento. Isso porque o diagnóstico precoce, ou seja, na fase inicial, pode ajudar nas chances de cura em até 95%.

As campanhas de conscientização do Outubro Rosa tiveram início no ano de 2002 aqui no Brasil e virou Lei Federal em 2018. Nesse meio tempo, outros tipos de câncer foram atrelados à campanha, como o câncer de colo do útero. 

O mês, segundo o INCA, tem o objetivo “compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.”

Dito isso, separamos aqui alguns hábitos que você pode inserir na sua rotina para prevenir o câncer de mama. Confira! 

 

  • Alimentação saudável e nutritiva: invista em comida de verdade e colorida! Verduras, frutas, fibras, proteínas e gorduras boas. Dê preferência para comida fresca e evite ao máximo comidas industrializadas. Beba bastante água e evite consumir refrigerantes ou sucos não naturais.

 

 

  • Pratique alguma atividade física: exercite-se por, pelo menos, 20 minutos por dia. Escolha uma atividade que você goste e se jogue! Isso pode reduzir o risco de câncer de mama em, aproximadamente, 20%.

 

 

  • Qualidade de sono: siga seu ciclo circadiano e pratique a higiene do sono. 

 

 

  • Não fume e não beba: o cigarro e o álcool não são saudáveis e podem aumentar o risco do surgimento do câncer de mama, mesmo que consumidos em pequenas quantidades.

 

 

  • Saúde mental em dia: alguns estudos apontam que o estresse, a depressão e a ansiedade estão relacionados ao desenvolvimento dessa doença. Priorize sua saúde mental e cuide dela!

 

 

  • Autoexame: o autoexame não substitui a mamografia e o acompanhamento médico, porém, é importante para que você conheça sua mamas e possa identificar mais facilmente certos sintomas e anormalidades.

 

Além de todos esses cuidados, que devem ser inseridos em sua rotina, o acompanhamento com o mastologista é de extrema importância. Principalmente para mulheres a partir dos 40 anos ou com casos na família, para realizar os exames e rastreamento anual.

Fiquem atentas às suas mamas e cuidem-se! 


Mylena Freire

17/10/2022