No final do ano, o aumento das compras e procura por presentes é notável. A partir do Dia das Crianças, as datas comemorativas e promoções no comercial chegam a todo vapor, uma atrás da outra.

No mês de novembro, apesar de não ter nenhuma data comemorativa comum de presentear, temos a famosa Black Friday. Um evento muito popular nos Estados Unidos que, em 2010, chegou ao Brasil para impulsionar as vendas do varejo com promoções exclusivas antes do Natal.

Essa época do ano se tornou cada vez mais popular e aguardada aqui no Brasil. Muitas pessoas esperam essa oportunidade para realizar compras planejadas com um preço mais acessível e condições melhores de pagamento. Porém, nem sempre é assim.

 

O lado ruim da Black Friday

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Apesar de parecer uma boa oportunidade para realizar compras bem planejadas, a Black Friday também é usada para operação de fraudes, alteração abusiva de preços e consumo desenfreado sem necessidade.

Os golpes são frequentes, alguns vendedores aumentam os preços dos produtos semanas antes para que o preço da “promoção” seja o valor regular do produto e alguns consumidores costumam fazer compras por impulso de itens que não precisam.

Por essas e outras questões relacionadas ao consumo consciente e à sustentabilidade, surgiu a Green Friday.

 

O que é Green Friday?

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Muitas empresas já participam desse movimento que coloca em pauta discussões sobre ter um consumo mais consciente e sustentável. A ideia principal é ser totalmente diferente da Black Friday e incentivar compras mais bem pensadas e não baseada somente em preço.

A Green Friday é um desafio para olhar o produto como um todo: sua qualidade, sua origem, a necessidade de compra e o impacto que ele (e a marca) tem na sociedade e no meio ambiente. 

O termo também é importado e veio do Canadá. Desde o início dos anos 90, o país praticava o “Dia Mundial Sem Compras”, data que tinha, basicamente, o mesmo propósito da Green Friday: refletir sobre o consumo e seus impactos.

Então, depois da crescente popularização da Black Friday, o movimento foi consolidado com esse nome “sexta-feira verde” para fazer um paralelo com o meio ambiente.

 

Participe do movimento

Apesar da Green Friday ser um novo marco no comércio sustentável, a ideia é que ela seja aderida no ano inteiro. Pensar melhor nas compras, escolher melhor os produtos e analisar a necessidade. 

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Com isso, você:

  • Apoia marcas com produção mais consciente e sustentável
  • Economiza com recompras, já que os produtos são, normalmente, de melhor qualidade
  • Gera menos lixo, pois os produtos tendem a durar mais
  • Não gasta dinheiro atoa com produtos que você não precisa!

Fazer parte do movimento é mais simples do que parece, mas lembre-se que é um processo. Sabemos que é difícil aderir a novos hábitos, então, se precisar, comece aos poucos e vá evoluindo no seu tempo. 

O importante é começar e não desistir. Com o tempo, o novo hábito vira rotina e você ficará orgulhosa de ver o tanto que você contribuiu para o meio ambiente e para o seu bolso 💚

Aqui na Revival, a gente valoriza muito a sustentabilidade e o consumo consciente e você pode saber mais sobre como a gente faz isso na prática clicando aqui. E pode ficar a vontade para chamar a gente para conversar, se tiver alguma dúvida, gaten 🤍